Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

Filósofo Luiz Saéz Rueda - Universidade de Granada - Espanha.



'Ser errático' es un rasgo de la condición humana. Es el modo como el hombre puede poner en obra su libertad y elevarse a la forma más digna de su existencia. Pues existir implica afrontar el reto que supone estar siempre en tránsito o en ciernes. Ahora bien, en nuestra época el hombre anda...

                                                                         LUIS SAÉZ RUEDA

Após palestra com o filósofo Luiz Saéz Rueda - Universidade de Granada - Espanha, no auditório "B" - CCHLA - UFRN, percebi que o "ocidente está enfermo" por assimilar identidades falsas. O diálogo entre os pensadores: Foucault, Voltaire, Heidegger, Cortez Pereira, entre outros fizeram desse momento algo novo. Me fez entender que pertencemos ao mundo na mesma medida que estamos saindo dele! Dom Quixote em companhia de Sancho Pança revela a loucura produtiva e improdutiva da relação não identitária com outros povos. Ao ser convidado pelo amigo Sancho Pança ao retorno ao lar (suas origens e casa), após ser violentamente agredido, Dom Quixote afirma: Não temos casa! Enfim, somos de todos os lugares e de um lugar exclusivo, somos seres erráticos. Dom Quixote é um louco produtivo ao enxergar de maneira ampla o movimento, a migração e o admirar-se frente ao mundo e em relação a si mesmo, do outro. Já Sancho Pança, louco improdutivo, deixa sua loucura cair sobre o outro, o mundo, ao invés de deixá-la cair primeiro sobre si mesmo, sobre os seus próprios ombros. Quando somos seres erráticos, entendemos que ao estarmos por cima da mulher numa relação sexual, por exemplo, somos o resultado ali de uma ausência de forças que nos mantém com disposição para suportar a outra pessoa, não uma relação de poder em que por ser homem me sobreponho sobre a fragilidade da mulher. Pelo contrário, nessa relação de forças, entendo que nesse instante, a mulher me sustenta não por obrigação ou desejo de superação, mas por mostrar a contra força do ser errático também.

quinta-feira, 22 de março de 2012



Quero tornar público os meus agradecimentos ao jovem André Valério Sales, autor do mais novo livro “Lugares e Personalidades Históricas de Arez/RN”, pela grande contribuição intelectual que ele proporciona aos leitores, pesquisadores e público interessado em (re)conhecer a história de um povo, de um lugar. Faço isso principalmente porque desde o ano de 2.010, venho trabalhando em um artigo que foi finalizado semana passada, antes de receber o livro deste autor, que com propriedade relata fatos importantes sobre o município de Arez. Bom, meu artigo (especialização) já versava sobre a Igreja de São João Batista e a presença do Hospício Jesuítico na região de Arez, algo que me levou a reflexão e busca de relatos que materializasse um pensamento sobre a influência de um local que atendeu as pessoas que sofriam com transtornos psíquicos em épocas passadas e revelasse aspectos da cultura de estigma, preconceito que sofreram (no passado), ou sofrem (nesse início de século XXI), esses pacientes.
Por fim, fiquei feliz por mais referências que vem atender as minhas expectativas no sentido de ir mais longe no estudo dessa temática. Assim, o amigo André, nos oferece não só mais uma ferramenta pedagógica a ser utilizada em sala de aula, como confirma discussões no âmbito científico que tenho travado ao longo desses quase três anos no município de Arez.
Parabéns André! Grande obra, intelectual com sensibilidade suficiente para tocar a alma arezense.
P.S. Brevemente postarei meu artigo aqui, esperando apenas o processo de apresentação ao público acadêmico e publicação.

domingo, 11 de março de 2012

Os planos de Deus...


Certo dia, um jovem foi ao círculo de oração em uma pequena igreja no centro da cidade. Lá havia apenas poucas pessoas de joelhos a suplicar a misericórdia de Deus em lágrimas e suplicas. Esse jovem dobrou seus joelhos em submissão total a Deus e em meio a sua conversa com o todo poderoso, teve uma visão: Via outro jovem deitado numa cama de hospital, internado em uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, com muitas sequelas por causa de um acidente no trânsito. Viu também o sofrimento dos familiares do jovem em coma e sentiu a angústia que aterrorizava o lar daquele que há poucos instantes estava saudável e independente a passear pelas ruas da cidade. Imóvel, o jovem em oração percebe algo diferente acontecer! Eram três homens vestidos de branco, que como um raio descia do céu e paravam em pé ao lado daquela cama de hospital, trazendo em suas mãos ferramentas cirúrgicas em cima de bandejas de prata. Pararam, olharam aquele moço quase morto e disseram uns aos outros: Hoje, iremos resolver este caso!
O rapaz que em oração presenciava aquela visão maravilhado, ficou alegre ao ouvir os anjos um a um concordarem entre si sobre o caso e continuou vendo os mesmos mexerem no crânio daquele moço utilizando as ferramentas cirúrgicas. Após terminarem com aqueles procedimentos, os anjos subiram para o seu lugar de origem e percebeu-se a recuperação do homem, antes enfermo e quase a morte.
Porém, algo naquela visão incomodava o jovem crente. Ele tinha visto três homens, três anjos com toda certeza! Mas o que mais tinha chamado à atenção dele é que um desses três anjos tinha a “pele negra” e jamais alguém o tinha dito que existiam anjos negros no céu! Deus não faz acepções de pessoas e naquele dia, estava querendo dá a maior de todas as lições ao moço de bíblia na mão (Bíblia que tem sua capa clássica da cor preta); estava querendo mostrar para esse jovem que não importava as estruturas de preconceito e discriminação existentes em sua vida, Ele (Deus), derrubava naquele momento todas elas! Até porque, o que seria de Jeremias lá no fundo de um poço, se Deus não tivesse “anjos negros” para ir até lá retirar o profeta da lama e pô-lo em liberdade? Quem pode afirmar que todos os anjos de Deus são loiros e de olhos azuis? Que o demônio é quem é negro e possui chifres em sua cabeça?! Tudo isso são ideologias construídas na superioridade de uma classe social que disseminou seus pensamentos em meio ao povo, privando-os de ver o que há de mais belo na vida, que Deus fez a todos, homens e mulheres, brancos ou negros, sadios e com deficiências múltiplas.
Hoje, o jovem crente sabe que não importa o que os outros pensem, digam sobre aquela visão. Deus tem seus planos e se for necessário, uma hora dessas, Ele poderá enviar um “anjo negro” em seu auxílio, para lhe entregar uma bênção ou livra-lo de algum mal. Não fique assustado quando isso acontecer, tudo é um plano de Deus!