Seguidores

Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O sonho de um dos meus alunos!


Natal, 02/10/2012.

Saudações querido Gugu!

 

Gugu, me chamo Jufran Alves Tomaz e sou professor  no Ensino Fundamental, em um pequeno município chamado Arez, distante da capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, cerca de 61 Km. Fazem três anos que fui aprovado em concurso público nesta cidade, Arez, e desde então tenho desenvolvido minha prática docente na sede do município, Escola Municipal Clidenor Lima. Estou lhe escrevendo pela primeira vez, porque hoje pela manhã fiquei muito emocionado com um dos meus alunos e seu desejo neste dia da criança – 12 de outubro, é o de que você Gugu, possa realizar “mais um sonho”, o dele.

O nome desse meu aluno é José Henrique Santos da Silva,11 anos de idade, cursa o 5º Ano do Ensino Fundamental, excelente aluno e uma criança super dedicada aos estudos. Tudo começou este último mês de setembro, quando tivemos a ideia de realizarmos em sala de aula, um “intercâmbio intermunicipal de cartas”, tínhamos que trabalhar o gênero textual carta nas aulas de português e eu propus aos meus alunos que escrevessem para uma escola distante da deles, para um município do RN distante cerca de mais de 200KM. Toda turma de estudantes se empolgaram e saiu cada cartinha linda! Fiz as colocações devidas sobre pontuação, caligrafia e etc depois fui até o correio e depositei as cartinhas de todos. Passaram-se alguns dias e para nossa surpresa, recebemos uma ligação da equipe gestora da escola à qual enviamos as nossas cartinhas, falando da alegria dos alunos daquela instituição ao receberem notícias de um outro grupo de alunos, de um município tão distante do deles e interessados em trocarem experiências. Meu coração bateu mais forte! A diretora continuou dizendo que todos os alunos estavam envolvido nesse nosso projeto “intercâmbio de cartas” e que iriam lá, organizar um concurso entre os estudantes daquela escola, para escolherem a melhor carta. Porém, o que me deixou ainda mais feliz Gugu, foi que os Estudantes para quem meus alunos haviam escritos, sem conhece-los, estavam vindo de tão longe visitar a escola onde eu trabalho.

Tivemos uma manhã inigualável, pudemos nos relacionar uns com os outros e até mesmo almoçarmos juntos. Meus alunos organizaram várias apresentações e mostraram o município de Arez para os estudantes santanenses. Foi maravilhoso!

Então, em meio a esse intercâmbio, um dos alunos do município que nos visitava teve sua cartinha lida (carta essa que foi endereçada a presidente da república, Dilma), contando das belezas existentes no município de onde mora àquele aluno. Carta linda e emocionante.

Bem, hoje, como falei anteriormente, fui surpreendido ao final da minha aula com meu aluno, José Henrique Santos Da Silva que ao perceber que todos os seus colegas haviam saído da sala de aula, restando apenas eu e ele, chegou para mim e me indagou:

- Professor, aquele aluno de Santana do Matos, que veio nos visitar escreveu uma carta linda para a Presidenta Dilma, não foi?

Eu respondi:

- Sim! Muito linda!

 Ele então continuou:

- Professor, todos àqueles alunos vieram de tão longe para nos conhecer, principalmente devido as nossas cartinhas, na qual enviamos para eles, não foi?

- Isso mesmo Henrique! Esses estudantes ficaram curiosos e quiseram fazer uma surpresa a você e seus colegas.

Ele, em lágrimas, me emocionou ao afirmar:

- Então professor, eu quero lhe pedir um favor. Eu escrevi uma carta para Gugu, ele não é mais importante do que a Presidente Dilma para quem àquele aluno escreveu mas, ajuda muita gente. Eu sei que ele mora distante como os alunos que vieram nos visitar e sei que ele ao ler essa minha cartinha, virá realizar o meu sonho!

Confesso, fiquei sem palavras! Engasguei ao abrir aquele papel amassado, como se fosse um segredo guardado a sete chaves, no qual eu (apenas um professor) havia recebido a incumbência de abrir, ler e encaminhar ao seu devido destinatário. Li a carta de José Henrique Santos da Silva, com cuidado e lá encontrei um desejo de uma criança, que não pedia para si presentes, brinquedos ou uma casa. Ele mesmo se coloca como intercessor a você Gugu, pelo irmão dele que aos 23 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral (acrônimo: AVC), e que hoje não teve e não tem um acompanhamento médico/diagnóstico que dê respostas à família e ao meu aluno sobre o estado de saúde em que se encontra o irmão do mesmo.

Na carta, que segue anexada e escaneada abaixo, José Henrique fala dos momentos felizes ao lado do seu irmão, da labuta diária quando os dois, felizes iam buscar lenha, entre tantas outras coisas e da tristeza ao ver seu irmão sem desejo de fazer mais nada hoje em dia.

Assumi, então, essa responsabilidade de lhe enviar esse e-mail, na esperança de que você Gugu, com sua rede de amigos espalhada pelo Brasil inteiro, acredito que aqui no Rio Grande do Norte também, possa realizar mais um sonho, o desse meu aluno querido, que me deixou mudo, diante da demonstração de amor que ele nutre pelo próprio irmão e por acreditar que você é o único que pode trazer esperança ao seu coraçãozinho.

Grato pela estima,

Professor Jufran Alves Tomaz – acreditando sempre que a educação se faz com gente e não com coisas!