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domingo, 12 de setembro de 2010

Links que tratam sobre a importância do rádio&escola





Aqui mencionaremos uma relação de links interessantes que tratam de projetos de rádio & escola em diversas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil:
HTTP:// www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bar
HTTP:// www.radioescola.blogger.com.br/
HTTP:// www.crede12.seduc.ce.gov.br/revista/radioescola.htm
HTTP:// www.mc.gov.br/radio-comunitaria/perguntas-frequentes
HTTP://www.portalgens.com.br/atibaia/
HTTP://www.radionista.podomatic.com/
HTTP://www.psbrn.org.br/moticias_em_tempo_integral_na_rede_de_ensino/793/
HTTP://www.fmu.ufrn.br
HTTP://www.radio-comunitaria-timbauba-fm.br.telelistas.net

Em relação ao conteúdo desses links, gostaríamos de deixar claro que este não tem a pretensão de esgotar nenhum dos assuntos abordados sobre a relevância do uso das programações de rádio na escola. Por isso, compreender os processos dos projetos de rádio & escola, assumem um papel cada vez mais importante na estruturação de nossa sociedade; as reflexões em torno da influência/experiências desses meios também adquire caráter prioritário.
A nossa discussão principal gira em torno do rádio na escola. Acreditamos que as programações de rádio é tão fundamental, para nós, seres humanos, quanto o ar que respiramos. Por compreender que rádio é comunicação humana, por isso torna-se tão essencial na vida de cada um de nós.
Verificamos que programas de rádio, servem para que possamos refletir sobre a influência do mesmo na organização política de um município, como é o caso da nossa rádio local - “Rádio Comunitária Timbaúba FM – Santana do Matos” - http://www.timbaubafm.com.br/ , que influência diretamente através de sua programação diária as nossas próprias vidas.
A capacidade de se comunicar é um elemento inerente à raça humana e existe desde o aparecimento dos primeiros seres humanos na face da terra. Projetos de rádio escola como Rádio Universitária dirigida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte é um bom exemplo de intercâmbio e de interação social entre a comunidade acadêmica em união com a faculdade (cursos oferecidos pela instituição); fato marcante a partir do qual percebemos que essa experiência deve ser copiada em outras instituições públicas de ensino fundamental, médio e superior.
Já o projeto rádio escola – Liceu do Conjunto Ceará, afirma “que a comunicação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações futuras para adaptá-las à vida social”. É o processo de transmissão de experiências e ensinamentos.
Conforme vimos, nem sempre os meios de comunicação de massa atingem um grande número de pessoas. Na atualidade, o rádio escola tem abrangência de 1 km a partir da antena transmissora, potência de 25 watts.
Esperamos que os colegas possam passear pelos links sugeridos e perceber o significado bem mais amplo do que imaginávamos antes de iniciarmos os nossos estudos sobre a história do rádio no Brasil.
Neste tema, aprendemos que estamos entrando em uma nova era. A era da comunicação de massa numa perspectiva que figura o “receptor” como um instigador-provocador-guia, das formas próprias de construção do conhecimento. Vimos também que o uso do rádio na escola pode ser utilizado positivamente ou não.
Esperamos que você tenha podido ressignificar o panorama histórico do rádio e adquirir uma visão crítica em relação à atuação dos meios de comunicação de massa contemporânea. O fenômeno da comunicação (o uso do rádio), na sociedade contemporânea e as ofertas de sentido e significação dessa mídia, principalmente na escola, passa pelo aspecto sócio-comportamental da comunicação enquanto cultura na diversidade e relações de poder existente na própria sociedade.



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