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domingo, 12 de setembro de 2010

Resumo: O que é psicopedagogia? De acordo com os comentários realizados por Nádia Bossa.




Psicopedagogia - BOSSA, Nádia.*
Resumo escrito por Jufran Alves Tomaz

Traça um panorama dos Fundamentos da Psicopedagogia nos dias atuais, no Brasil e diversas partes do mundo, relacionando as razões históricas, sociais e econômicas que levaram ao seu aparecimento e desenvolvimento. Em geral, a autora em vez de uma abordagem estanque do surgimento da psicopedagogia sustentada pela práxis (atuação sustentada por referenciais teóricos), preferiu a dinâmica: conforme vai apresentando as idéias, vai tecendo comentários. Nádia Bossa preferiu comentar a obra em sua totalidade a simplesmente resumi-la, ou, se quiserem, resumi-la, comentando-a. Partindo do surgimento da psicopedagogia como uma prática que está voltada para a aprendizagem humana, ela nasce sob certas condições: necessidade de atender a crianças com problemas de aprendizagem escolar (que inicialmente foram pesquisados na área médica e tratados por profissionais das diversas áreas do conhecimento humano); ressaltar o verdadeiro objeto de estudo que compreende a aprendizagem humana, valorizando as habilidades envolvidas nesse processo de aprendizagem (atividades motoras, de decodificação da escrita, condições psicológicas), e a ampliação do foco do curso de especialização em psicopedagogia através da contribuição de outras áreas do conhecimento como a lingüística, filosofia, psicologia, psicanálise, neurologia, entre outras. Esse quadro histórico fornece a base para a compreensão dos fatores da formação e exercício profissional do psicopedagogo no Brasil, que vem ocorrendo desde a década de setenta em instituições de ensino superior. A parte teórica permite também visualizar a realidade do termo psicopedagogia, conduzindo, o significado para além do sugerido: a junção psicologia mais pedagogia. A psicopedagogia está para além disso, ela na verdade diz respeito a uma prática e a um conhecimento voltado para a relação do psiquismo e o processo de aprendizagem humana, a qual está presente em praticamente todas as áreas de atividade, seja nas empresas (tendo como foco a aprendizagem do sujeito e a função exercida por ele naquela organização); na escola (agindo no seio da instituição, intervindo no processo de ensino e aprendizagem, levando em conta as políticas educacionais públicas); no hospital (considerando o sujeito dentro daquele momento da vida dele e com aquela sensação de doença e o que isso representa em termo de perca na aprendizagem acadêmica, de vida em geral); na clínica (onde o sujeito apresenta dificuldades de aprendizagem específicas), e nas instituições educativas de um modo geral (casa abrigo, por exemplo, atuando na prevenção de possíveis problemas de aprendizagem e oferecendo referenciais/modelos do desenvolvimento da criança e do processo de organização psíquico que serão utilizadas em atividades planejadas com as mesmas nesses espaços). Ao abordar esses elementos atuantes no surgimento da psicopedagogia como área de conhecimento por seu objeto de estudo, a aprendizagem humana, como a mesma avançou seus estudos pensando no aluno (desde o momento do planejamento escolar), buscando facilitar esse processo de aprendizagem do sujeito por meio de quatro dimensões fundamentais: orgânica, mental, emocional e o processo de mediação da aprendizagem - que metodologia utiliza? Elas servem para todos os alunos em sala de aula? A turma de alunos é homogênea? Estas são apresentadas como questões lógicas, pelas quais devemos reconhecer que alguns alunos precisam de metodologia específica e que ao descobrir isso, optamos pela busca de estratégias diferentes de ensino. Recomenda a autora que uma das formas de se obter o diagnóstico clínico na psicopedagógia não se refere só ao espaço físico da clínica; se estou fazendo psicopedagogia na escola (também devo ter esse olhar clínico), pois devo analisar àquela escola que está dentro de uma comunidade, que tem uma determinada clientela, uma equipe técnica específica, que vai se tornar alvo desse diagnóstico. Examina os padrões normais e patológicos considerando a influência do meio (família, escola, sociedade), utilizando-se de diferentes correntes teóricas como a psicanálise, orientação cognitivista e ou de abordagem corporal que irá permitir analisar profundamente cada caso. Deve-se levar em conta a realidade do nosso cotidiano que é bem diferente da de outros países como os Estados Unidos – que a principio enfatizava mais os conhecimentos médicos; mas utilizamos muito da experiência desses países, inclusive da Argentina e seu trabalho de reeducação, determinando a forma de tratamento dada ao fracasso escolar.


Referência Bibliográfica:

*BOSSA, Nádia. Vídeo com comentários da autora citada, apresentado em aula no dia 05/06/2. 010, ofertando ao cursista em psicopedagogia - IESN, a oportunidade de conhecer esse novo ramo de estudo, sem se preocupar em ser exaustivo.

Um comentário:

  1. Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca em lugar de destaque o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.

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    Valeria

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