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domingo, 12 de setembro de 2010

Rádio&Escola



Roquette-Pinto:
“O rádio é a escola dos que não têm escola”.

Nosso principal veículo de comunicação ainda é, e provavelmente sempre será, a conversa face a face. No entanto, a quantidade de tempo gasta pelas pessoas com os veículos de comunicação de massa cresceu espetacularmente nestas últimas décadas.
Mas o que nos interessa aqui, principalmente, são os veículos de comunicação de massa, aqueles que constituem os chamados “mass media”, ou seja, o rádio, os jornais impressos, as revistas, a televisão, o cinema e seus respectivos conteúdos.
E o que é o conteúdo desses veículos? Tratam-se das mensagens difundidas por esses veículos, geralmente divididas em uma programação apoiada no tripé: notícia, entretenimento e propaganda.
O entretenimento é constituído por programação musical, revistas em quadrinhos, programas de auditório, telenovelas, desenhos animados, filmes, reality shows, etc. Uma notícia geralmente tem mais credibilidade do que uma propaganda. Isso porque o objetivo da notícia é apenas informar o leitor, o ouvinte ou telespectador de algum fato acontecido. Já a propaganda tem sempre o interesse de vender algum produto ou idéia, por isso, recorre a expedientes nem sempre éticos para cumprir a sua meta.
Sabendo da credibilidade maior da notícia em relação à propaganda, alguns “marqueteiros” disfarçam suas peças publicitárias de notícia. O resultado é que as pessoas nem sempre percebem o engodo, e acabam tomando como verdade uma notícia que, na realidade, não passa de uma propaganda.
Por isso, é preciso estar atento, para diferenciar uma coisa da outra. Portanto, desconfie sempre dessas notícias muito chamativas ou sensacionalistas. Os políticos, por exemplo, são mestres nesta arte de tentar “vender” para a população notícias contra os adversários, que na verdade, não passam de propagandas que levam em consideração apenas as suas conveniências pessoais e interesses eleitoreiros.
E você, o que acha dessa discussão em torno das possibilidades culturais surgidas com o advento do rádio? Ao realizarmos uma “pesquisa-ação” entre estudantes da rede pública de ensino de Santana do Matos-RN, identificamos algumas características em torno da influência que o rádio tem sobre a cultura local:
55,5% dos estudantes do Ensino Médio ouvem com freqüência a rádio comunitária, porém apenas 22,2% conseguem fazer inferências sobre as informações passadas pela mídia.
Quando perguntamos aos alunos o que mais interessa a eles na hora de escolher um programa de rádio, 66% votam na diversão (música, humor), em vez de ouvir notícias e (22%) responderam que gostam de obter mais informações, enquanto apenas e infelizmente, 12% se preocupam em utilizar a programação da rádio para fins educativos (fazer, por exemplo, um intercâmbio entre a cultura popular e a cultura erudita, fazendo reflexões com colegas sobre tal assunto). A ação do rádio no ambiente da Escola Estadual Aristófanes Fernandes ainda é precária, pois como observamos os estudantes (44,4%), afirmam não disporem de nenhuma oportunidade de ouvir a rádio na escola. Já 80,13% declaram que tem relevância para o Projeto Político Pedagógico da escola a utilização das diversas mídias (no caso específico o rádio), no processo ensino-aprendizagem, o que nos faz refletir em torno desta temática (criarmos uma rádio escola no ambiente de ensino supracitado), em nossa escola.
Neste tema, você perceberá que os dados são semelhantes quanto aos estudantes do Ensino Fundamental, com uma pequena diferença de percentagem dos alunos frente a três questionamentos:
1º – quando perguntados sobre o ato de ouvir a rádio, notamos um empate técnico, 36,8% são unânimes em afirmarem que se concentram nessa atividade e/ tentam ouvir a programação da rádio enquanto desenvolvem outras atividades cotidianas (estudam, desenvolvem as tarefas domésticas e etc.);
2º – o que menos desperta o interesse desses educandos quanto à programação da rádio (rádio aqui, nos referimos especialmente a estação comunitária – Rádio FM Timbaúba ou outra rádio com freqüência ampla que chega às casas dos santanenses), é assuntos relacionados à educação, o que nos deixa bastante entristecidos por acreditarmos que a educação ajuda ao desenvolvimento pessoal, cultural, político e econômico do cidadão, do país.
3º – 42,10% dos alunos dizem que têm acesso as programações diárias da rádio no âmbito da escola. Isso se verifica através do uso de aparelhos celulares pelos estudantes do Ensino Fundamental na hora do intervalo das aulas. Com FM inseridos nestes aparelhos ou até mesmo o uso de MP4/5 e mini aparelhos de rádio, eles conseguem ficar por dentro da programação musical e etc., da rádio local. Você já deve ter ouvido que toda ação gera uma reação. A reação que se origina dessa ação é exatamente essa quantidade/disparidades entre estudantes que ouvem a radio (do Ensino Fundamental) e àqueles que não ouvem essa mídia (alunos do Ensino Médio), no interior da escola.
As nossas reflexões neste tema giraram em torno da influência que a rádio tem sobre a cultura. Vimos que o mesmo se apropria da cultura popular e a massifica, ao divulgá-la para milhares de pessoas. Vimos que existem defensores e apoiadores desta situação. Que nossas discussões tragam questionamentos em torno da importância deste veículo de comunicação de massa para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática. Esse ideal de democracia, infelizmente ainda não foi atingido, mas o simples fato de estarmos discutindo a respeito dos defeitos e problemas do nosso país, e apontando possíveis soluções para superá-los, é sinal de que estamos no caminho certo para corrigi-los. Um dia chegaremos lá!
E o estudo é o passo mais importante nessa caminhada. Quem estuda, sempre consegue fazer diferença em sua comunidade. Quem estuda, aprende a detectar os eventuais deslizes dos meios de comunicação de massa. Quem estuda, consegue exercer a verdadeira cidadania!


Texto produzido em 2.008, durante pesquisa-ação sobre a importância do rádio&escola.

Um comentário:

  1. Desde 2007, quando iniciamos o curso mídias na educação, sonho em montarmos uma rádio na Escola Estadual Aristófanes Fernandes, aliás esse sonho não é só meu, mas de outros colegas, incluindo você, Jufran. Este ano a escola já conseguiu adquirir alguns equipamentos e creio que um dia conseguiremos realizar esse sonho. Como você coloca o rádio tem uma forte influência sobre a cultura e a escola precisa trabalhar para que esse veículo de comunicação seja bem utilizado pelos seus usuários.
    Parabéns por esta produção.

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