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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleições 2.010 - Vote consciente, escolha o seu candidato com a razão e sem emoção alguma!


“O voto é considerado um direito para os cidadãos com determinada idade. Porém, o que se configura, na realidade, é mais um dever incutido na forma de um direito, destinado a população em geral.”

Por isso, nesse pleito, ganhe quem ganhar, saiba que devemos sem murmurações, reconhecer a vontade política da maioria dos eleitores [...]


Sujeitai-vos a toda autoridade humana, por causa do Senhor, quer ao rei, como ao soberano, quer aos governadores... Pois é a vontade de Deus... Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai o rei. I Pedro 2:13- 17.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Acróstico





MARIA PEREIRA


Mulher, heroína e
Amável.
Romeira das procissões de Sant'Ana,
Idealista, altruísta e dedicada
As amizades sinceras.



Professora destemida,
Esforço é teu nome.
Reinas em nossos corações
Eternamente; voz que nos
Inquieta e faz sonhar àqueles que
Rodeados de desilusões, buscam o
Amor verdadeiro.



Jufran Alves Tomaz - 22.09.2.006 -  21:47hs. (Participação especial dos alunos do 3º nível- EJA, turma 2.006 - Escola Municipal Professor Luiz Pereira, Barão de Serra Branca - Santana do Matos - RN.)

O Carteiro Chegou!




Alunas do 4º ANO - Arês,  escrevem para estudantes de Escola no Município de Santana do Matos -RN.

Os meninos não ficam de fora da atividade, eles também desejam conhecer outros coleguinhas e fazer novas amizades.

 Alunos do Município de Arês enviam correspondências à estudantes de Santana do Matos - RN.

 

Arês – RN, 29 de setembro de 2.010.


Sr. Diretor da Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - Santana do Matos - RN,


Ficamos muito orgulhosos de ver no jornal/blog do “Cajarana” a fotografia dos alunos desta respeitada instituição de ensino, participando de viagem à capital do nosso estado com o objetivo de conhecer a “nossa história” e os merecidos elogios feitos pelos críticos, pelo belíssimo e sincero comportamento desses estudantes e de toda equipe técnico pedagógica nesse processo contínuo que é o aprender a aprender.
Através de recortes da página do “Blog Cajarana”, os nossos alunos resolveram escrever bilhetes que narram a satisfação e a alegria em ver outros estudantes do interior do estado em viagem, realizando uma excursão a Natal, com objetivo de ampliar o trabalho feito em sala de aula, durante o ano letivo.
Passamos três dias em discussão sobre as imagens vistas no blog supracitado e durante esse período pudemos nos divertir, aproveitar e aprender um pouco mais da Escola Municipal Maria Letícia Damasceno, ai em Santana do Matos, além de conhecer melhor o perfil dos alunos dessa instituição.
Gostamos muito do que vimos e ouvimos, pois cada um dos nossos alunos/componentes desse grupo aqui em Arês interagiram muito bem e, ao final, resolveram enviar-lhes suas produções escritas, cuja apresentação rendeu conhecimento para as pessoas aqui presentes. ‘Apadrinhar’ é desenvolver alguma dinâmica em torno de uma ação escolhida para estimular as pessoas a conhecê-la. Apadrinhamos sua escola para um intercâmbio na esfera da leitura e escrita, através de distribuições de correspondências.
Portanto, anuncie: “O carteiro chegou!”
Para finalizar esse comentário, esperamos que os bilhetes dos nossos alunos sejam lidos, postos em destaque no mural dessa respeitosa Escola e que possamos receber outras cartinhas em sinal de construção da aprendizagem.
Tudo isso é muito merecido pelo grande esforço e interesse para com os estudos dessas crianças.
A Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno não poderia estar melhor representada.
Sinceros parabéns. Estamos orgulhosos de vocês.
Professor Jufran - Escola Municipal Clidenor de Lima Galvão - Arês, RN.

domingo, 26 de setembro de 2010

Como Estrelas na Terra!

Como a fragrância de um pomar que perfuma os ares, como botões destinados a florir, não deixemos perder a criança que existe dentro de nós. Deixemos de preparar cavalos para competições, em vez de crianças que podem criar algo diferente neste mundo maravilhoso. Não me deixe sozinho em meio à multidão!

sábado, 25 de setembro de 2010

Loucura




Janelas Abertas Nº2
Caetano Veloso

Sim, eu poderia abrir as portas que dão pra dentro

Percorrer correndo os corredores em silêncio

Perder as paredes

aparentes do edifício

Penetrar no labirinto

O labirinto de labirintos

Dentro do apartamento

Sim eu poderia

procurar por dentro a casa

Cruzar uma por uma as sete portas,

as sete moradas

Na sala receber o beijo frio em

minha boca

Beijo de uma deusa morta

Deus morto,

fêmea de língua gelada

Língua gelada como nada

Sim,

eu poderia em cada quarto rever a mobília

Em cada uma matar um membro da família

Até que a plenitude e a

morte coincidissem um dia

O que aconteceria de qualquer jeito

Mas eu prefiro abrir as janelas prá que

entrem todos os insetos.

 
"Em todos os lados, a loucura fascina o homem. As imagens fantásticas que ela faz surgir não são aparências fugidias que logo desaparecem da superfície das coisas. Por um extranho paradoxo, aquilo que nasce do mais singular delírio já estava oculto, como um segredo, como uma inacessível verdade, nas entranhas da terra." Michel Foucault.

sábado, 18 de setembro de 2010

Infrutífero



A parábola da figueira estéril



Então Jesus proferiu esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, indo procurar nela fruto, não o achou.

Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não a acho. Corta-a! Por que ocupa ainda a terra inutilmente?

Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque.

Se der fruto, ficará! Se não, depois a mandarás cortar.



Lucas 13: 06 – 09.



A coisa que mais temo em minha vida é um dia ser considerado inútil, imprestável, sem valor algum para meus amigos, para o meu Deus!

Penso como é triste ser posto de lado, sentir a frieza dos que antes se alegravam ou eram edificados com minhas palavras, atitudes/ações feitas por mim. É algo terrível a sensação de desprezo!

Quero sempre ter um brilho nos olhos, um sorriso constante nos lábios e nunca deixar o amor dar lugar ao ódio, em hipótese alguma.

Mas, muitas vezes precisamos que o jardineiro fiel - Jesus Cristo, mecha dentro do nosso “ego” (terra seca e sem adubo algum), na tentativa de fazer com que venhamos produzir frutos [...] Ser árvore infrutífera/estéril é algo horrendo!

Ocupar espaços seja na área profissional, numa comunidade religiosa, num gueto etc.; inutilmente, causa danos irrecuperáveis, incalculáveis, feridas são abertas e difíceis de serem curadas.

Por isso, precisamos passar por estágios...

Quem sabe se durante esses últimos três anos esperaram de você algo que não és capaz de dar, fazer ou realizar! Calma, você não será descartado assim tão rapidamente. Deixe o jardineiro enfiar sua pá no mais profundo do seu eu, tirar raízes de amarguras, insetos que se instalaram em seus galhos com o tempo e colocar esterco. Veja como é engraçado, muitas vezes esse jardineiro usa coisas inusitadas à razão humana para resolver problemas considerados insolúveis. Ele usa: esterco para trazer vida às plantas, lama para os olhos do cego, pedaços de madeira para fazer flutuar o ferro imerso nas águas, tigela cheia de sal que ao ser jogado em uma nascente de rio torna suas águas antes amargosas em águas doces [...] Puxa! Ele sabe o método certo que irá usar e em quem vai usar na solução de problemas!

Não se preocupe você terá mais um ano para poder começar a produzir frutos. Há! Não poderia deixar de lhe dizer que o jardineiro está a todo o momento conversando com suas plantas! Atitude de louco, onde a dialogicidade acontece no mundo subjetivo, em uma via de mão única. Porém é nessa conversa que se estabelece “muitas vezes” uma relação maior de cuidado, entusiasmo em querer ver àquela planta viver, crescer, produzir e morrer. Etapas da vida de qualquer ser que existe!

Enfim, você até na velhice dará frutos... Salmos 92: 14.

Em tudo vejo seu poder!

Quando o sol resplandece com sua total força pela manhã,

A vida se renova nas plantas, no ar, no ser humano.

É o olhar daquele que tudo criou ou suas lágrimas que molham a terra seca. É o rio que corre no meio do vale, entre montanhas em direção ao mar!

Seria impossível passar um dia sem enxergarmos sua presença, sua força ao dar vida a tudo que se encontra a sua volta.

Para todo problema que enfrentamos existe uma bênção dele para nossas vidas, para todo caso considerado impossível existe um grande milagre de Deus!







quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Postado em http://123brah.blogspot.com/

UMA SUPER DICA DO 'BRAH'

Gostaria de deixar uma dica super bacana para os leitores desta página!

Quem puder, não deixe de acessar o blog de Jufran Alves. É um espaço maravilhoso, que eu tenho certeza que irá acrescer em muito ao conhecimento intelectual de quem visitar a página. Jufran é professor, orientador, amigo, dono de um léxico riquíssimo e de um dom particular de "brincar" as palavras.

Usei o termo "Jufran é" seguido por palavras como professor, orientador, porque embora não seja mais aluno dele numa sala de aula, tenho consciência de que ninguém fica sem aprender algo novo em convívio com ele. Essa figura é capaz de transformar simples palavras em mensagens carreagadas de sentimentos e conhecimento.

Portanto, não deixem de visitar a página dele. O endereço é: www.jufrantomaz.blogspot.com É um sítio muito bacana, que tem a educação como tema-foco.

Postado por Maílson dos Santos Silva às 00:14 
Marcadores: Dicas BRAH



Resposta:



Fico lisonjeado com suas palavras Maílson. Apesar de recente, meu blog, que trata de uma variedade de assuntos, já ultrapassou a marca de 600 acessos; sendo visitado por pessoas do Brasil, dos Estados Unidos, Canadá, Turquia e Venezuela. Não tinha noção dessa repercussão e mesmo sem tanto tempo pra escrever minhas “memórias”, que de tão particular nunca pensei que outras pessoas fossem se interessar, tenho recebido apoio de “gênios” que me incentivam a continuar escrevendo, comentando e ou aborrecendo aos que por inveja ou incapacidade não ultrapassam a fronteira entre o criticar por criticar e segue em frente na arte de produzir algo que sirva para o crescimento do outro.

Seu blog tem uma aceitação grande e sei que tudo que essa “equipe” faz é com extrema responsabilidade e paixão. Marcas que tornam o 123 brah não um site apenas em que encontramos muito humor, mas informações e reflexões profundas. Continuem! O 123 brah é um sucesso e reflete uma visão autêntica do que é ser jovem, aberto as transformações do momento.

Obrigado pelo carinho,

http://jufrantomaz.blogspot.com/

In Memoriam


Colégio Solitário



Nos pavilhões e alpendres do espaçoso

Educandário tudo é solidão...

E em seu desmaio, inerte, silencioso

Não se escuta bater-lhe um coração.



Mas, breve, do letárgico repouso

Arrancado de rubra transfusão

De sangue novo, quente e vigoroso,

Restabelece forte a pulsação.



Os alunos voltaram... Sem ruído

Enche de sons o casarão querido

Na sucessão das aulas e recreios...



Chegam, porém as férias novamente

E sua vida cessa de repente,

Sem rumores, sem vozes, sem anseios...





Este soneto foi escrito pelo ilustre e saudoso professor Waldson Pinheiro no ano de 1.957, revela seu fascínio pela educação e o internato (Um internato ou colégio interno é um estabelecimento escolar em que os alunos não apenas estudam, mas vivem entre seus pares em alojamentos normalmente anexos ao prédio principal.), em que viveu, atualmente, denominado de Escola Estadual Aristófanes Fernandes - Santana do Matos – RN.



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os 80 anos de Santana do Matos.

Quando a cidade de Santana do Matos completou 80 anos!







“To com saudad’ocê.



Na lembrança deixada



Na estrada



E escrita na prosa e



Nos versos dos letrados.



Cidade amada!



Que nem fogo no braseiro,



Que se queima toda noite.



Oh! Sódade danada!



Que irá cruzar o coração



De quem for por ela



Conquistado.”

MEMÓRIAS

PROFESSORA MARIA PEREIRA

A pergunta é simples: onde você guardou o seu caderno? Ela sempre buscou na disciplina, facilitar a formação trazida de casa das suas dezenas de alunos à questão da boa conduta.
Era mesmo um pré-requisito para os discípulos que tinham alguém como modelo de valor, que não precisava da fúria dos dias para lidar com a tensão e a ansiedade da criança, do adulto que por algum motivo viesse mostrar-se insatisfeito com o modo de ela falar.
Hoje, a professora, a amiga, conselheira, traz a marca do silêncio; virtude dos sábios que caminham disfarçadamente entre nós, as calçadas alheias de nossas utopias, nos cobrindo de lembranças da mulher guerreira que estando em profundo repouso, rasga o tédio, a solidão com sensibilidade, ternura e, sobretudo, beleza com os seus olhos que se perdem no tempo ou no espaço, que nunca morrem em mim e nas minhas lembranças.
Seu ex-aluno Jufran.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Valéria Tiusso Segre Ferreira - Psicopedagoga.


Gente! Estou disponibilizando a todos vocês o link desta mulher fantástica, capacitada em vários ramos do saber humano, com destaque na área de aprendizagem humana - psicopedagogia. Visitem o site da mesma e interajam, concordando, discordando, enfim; procurem sempre mais conhecimento. Acredito que estamos vivendo em um cenário social, em que é tempo de não adiarmos mais o novo, o diferente, o conhecer a si próprio, o outro e o mundo! Como afirma Fernando Pessoa (1888 - 1935): "Se em certa altura tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita; se em certo momento tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim; e em certa conversa tivesse dito frases que só agora, no meio-sono, elaboro – seria outro hoje, e talvez o universo inteiro seria indiscutivelmente levado a ser outro também." Por isso recomendo, visitem o site de Valéria, não retarde esse encontro mágico com o mundo fantástico da psicopedagogia. http://www.psicopedagogavaléria.com.br/

domingo, 12 de setembro de 2010

Resumo: O que é psicopedagogia? De acordo com os comentários realizados por Nádia Bossa.




Psicopedagogia - BOSSA, Nádia.*
Resumo escrito por Jufran Alves Tomaz

Traça um panorama dos Fundamentos da Psicopedagogia nos dias atuais, no Brasil e diversas partes do mundo, relacionando as razões históricas, sociais e econômicas que levaram ao seu aparecimento e desenvolvimento. Em geral, a autora em vez de uma abordagem estanque do surgimento da psicopedagogia sustentada pela práxis (atuação sustentada por referenciais teóricos), preferiu a dinâmica: conforme vai apresentando as idéias, vai tecendo comentários. Nádia Bossa preferiu comentar a obra em sua totalidade a simplesmente resumi-la, ou, se quiserem, resumi-la, comentando-a. Partindo do surgimento da psicopedagogia como uma prática que está voltada para a aprendizagem humana, ela nasce sob certas condições: necessidade de atender a crianças com problemas de aprendizagem escolar (que inicialmente foram pesquisados na área médica e tratados por profissionais das diversas áreas do conhecimento humano); ressaltar o verdadeiro objeto de estudo que compreende a aprendizagem humana, valorizando as habilidades envolvidas nesse processo de aprendizagem (atividades motoras, de decodificação da escrita, condições psicológicas), e a ampliação do foco do curso de especialização em psicopedagogia através da contribuição de outras áreas do conhecimento como a lingüística, filosofia, psicologia, psicanálise, neurologia, entre outras. Esse quadro histórico fornece a base para a compreensão dos fatores da formação e exercício profissional do psicopedagogo no Brasil, que vem ocorrendo desde a década de setenta em instituições de ensino superior. A parte teórica permite também visualizar a realidade do termo psicopedagogia, conduzindo, o significado para além do sugerido: a junção psicologia mais pedagogia. A psicopedagogia está para além disso, ela na verdade diz respeito a uma prática e a um conhecimento voltado para a relação do psiquismo e o processo de aprendizagem humana, a qual está presente em praticamente todas as áreas de atividade, seja nas empresas (tendo como foco a aprendizagem do sujeito e a função exercida por ele naquela organização); na escola (agindo no seio da instituição, intervindo no processo de ensino e aprendizagem, levando em conta as políticas educacionais públicas); no hospital (considerando o sujeito dentro daquele momento da vida dele e com aquela sensação de doença e o que isso representa em termo de perca na aprendizagem acadêmica, de vida em geral); na clínica (onde o sujeito apresenta dificuldades de aprendizagem específicas), e nas instituições educativas de um modo geral (casa abrigo, por exemplo, atuando na prevenção de possíveis problemas de aprendizagem e oferecendo referenciais/modelos do desenvolvimento da criança e do processo de organização psíquico que serão utilizadas em atividades planejadas com as mesmas nesses espaços). Ao abordar esses elementos atuantes no surgimento da psicopedagogia como área de conhecimento por seu objeto de estudo, a aprendizagem humana, como a mesma avançou seus estudos pensando no aluno (desde o momento do planejamento escolar), buscando facilitar esse processo de aprendizagem do sujeito por meio de quatro dimensões fundamentais: orgânica, mental, emocional e o processo de mediação da aprendizagem - que metodologia utiliza? Elas servem para todos os alunos em sala de aula? A turma de alunos é homogênea? Estas são apresentadas como questões lógicas, pelas quais devemos reconhecer que alguns alunos precisam de metodologia específica e que ao descobrir isso, optamos pela busca de estratégias diferentes de ensino. Recomenda a autora que uma das formas de se obter o diagnóstico clínico na psicopedagógia não se refere só ao espaço físico da clínica; se estou fazendo psicopedagogia na escola (também devo ter esse olhar clínico), pois devo analisar àquela escola que está dentro de uma comunidade, que tem uma determinada clientela, uma equipe técnica específica, que vai se tornar alvo desse diagnóstico. Examina os padrões normais e patológicos considerando a influência do meio (família, escola, sociedade), utilizando-se de diferentes correntes teóricas como a psicanálise, orientação cognitivista e ou de abordagem corporal que irá permitir analisar profundamente cada caso. Deve-se levar em conta a realidade do nosso cotidiano que é bem diferente da de outros países como os Estados Unidos – que a principio enfatizava mais os conhecimentos médicos; mas utilizamos muito da experiência desses países, inclusive da Argentina e seu trabalho de reeducação, determinando a forma de tratamento dada ao fracasso escolar.


Referência Bibliográfica:

*BOSSA, Nádia. Vídeo com comentários da autora citada, apresentado em aula no dia 05/06/2. 010, ofertando ao cursista em psicopedagogia - IESN, a oportunidade de conhecer esse novo ramo de estudo, sem se preocupar em ser exaustivo.

Links que tratam sobre a importância do rádio&escola





Aqui mencionaremos uma relação de links interessantes que tratam de projetos de rádio & escola em diversas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil:
HTTP:// www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bar
HTTP:// www.radioescola.blogger.com.br/
HTTP:// www.crede12.seduc.ce.gov.br/revista/radioescola.htm
HTTP:// www.mc.gov.br/radio-comunitaria/perguntas-frequentes
HTTP://www.portalgens.com.br/atibaia/
HTTP://www.radionista.podomatic.com/
HTTP://www.psbrn.org.br/moticias_em_tempo_integral_na_rede_de_ensino/793/
HTTP://www.fmu.ufrn.br
HTTP://www.radio-comunitaria-timbauba-fm.br.telelistas.net

Em relação ao conteúdo desses links, gostaríamos de deixar claro que este não tem a pretensão de esgotar nenhum dos assuntos abordados sobre a relevância do uso das programações de rádio na escola. Por isso, compreender os processos dos projetos de rádio & escola, assumem um papel cada vez mais importante na estruturação de nossa sociedade; as reflexões em torno da influência/experiências desses meios também adquire caráter prioritário.
A nossa discussão principal gira em torno do rádio na escola. Acreditamos que as programações de rádio é tão fundamental, para nós, seres humanos, quanto o ar que respiramos. Por compreender que rádio é comunicação humana, por isso torna-se tão essencial na vida de cada um de nós.
Verificamos que programas de rádio, servem para que possamos refletir sobre a influência do mesmo na organização política de um município, como é o caso da nossa rádio local - “Rádio Comunitária Timbaúba FM – Santana do Matos” - http://www.timbaubafm.com.br/ , que influência diretamente através de sua programação diária as nossas próprias vidas.
A capacidade de se comunicar é um elemento inerente à raça humana e existe desde o aparecimento dos primeiros seres humanos na face da terra. Projetos de rádio escola como Rádio Universitária dirigida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte é um bom exemplo de intercâmbio e de interação social entre a comunidade acadêmica em união com a faculdade (cursos oferecidos pela instituição); fato marcante a partir do qual percebemos que essa experiência deve ser copiada em outras instituições públicas de ensino fundamental, médio e superior.
Já o projeto rádio escola – Liceu do Conjunto Ceará, afirma “que a comunicação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações futuras para adaptá-las à vida social”. É o processo de transmissão de experiências e ensinamentos.
Conforme vimos, nem sempre os meios de comunicação de massa atingem um grande número de pessoas. Na atualidade, o rádio escola tem abrangência de 1 km a partir da antena transmissora, potência de 25 watts.
Esperamos que os colegas possam passear pelos links sugeridos e perceber o significado bem mais amplo do que imaginávamos antes de iniciarmos os nossos estudos sobre a história do rádio no Brasil.
Neste tema, aprendemos que estamos entrando em uma nova era. A era da comunicação de massa numa perspectiva que figura o “receptor” como um instigador-provocador-guia, das formas próprias de construção do conhecimento. Vimos também que o uso do rádio na escola pode ser utilizado positivamente ou não.
Esperamos que você tenha podido ressignificar o panorama histórico do rádio e adquirir uma visão crítica em relação à atuação dos meios de comunicação de massa contemporânea. O fenômeno da comunicação (o uso do rádio), na sociedade contemporânea e as ofertas de sentido e significação dessa mídia, principalmente na escola, passa pelo aspecto sócio-comportamental da comunicação enquanto cultura na diversidade e relações de poder existente na própria sociedade.



Rádio&Escola



Roquette-Pinto:
“O rádio é a escola dos que não têm escola”.

Nosso principal veículo de comunicação ainda é, e provavelmente sempre será, a conversa face a face. No entanto, a quantidade de tempo gasta pelas pessoas com os veículos de comunicação de massa cresceu espetacularmente nestas últimas décadas.
Mas o que nos interessa aqui, principalmente, são os veículos de comunicação de massa, aqueles que constituem os chamados “mass media”, ou seja, o rádio, os jornais impressos, as revistas, a televisão, o cinema e seus respectivos conteúdos.
E o que é o conteúdo desses veículos? Tratam-se das mensagens difundidas por esses veículos, geralmente divididas em uma programação apoiada no tripé: notícia, entretenimento e propaganda.
O entretenimento é constituído por programação musical, revistas em quadrinhos, programas de auditório, telenovelas, desenhos animados, filmes, reality shows, etc. Uma notícia geralmente tem mais credibilidade do que uma propaganda. Isso porque o objetivo da notícia é apenas informar o leitor, o ouvinte ou telespectador de algum fato acontecido. Já a propaganda tem sempre o interesse de vender algum produto ou idéia, por isso, recorre a expedientes nem sempre éticos para cumprir a sua meta.
Sabendo da credibilidade maior da notícia em relação à propaganda, alguns “marqueteiros” disfarçam suas peças publicitárias de notícia. O resultado é que as pessoas nem sempre percebem o engodo, e acabam tomando como verdade uma notícia que, na realidade, não passa de uma propaganda.
Por isso, é preciso estar atento, para diferenciar uma coisa da outra. Portanto, desconfie sempre dessas notícias muito chamativas ou sensacionalistas. Os políticos, por exemplo, são mestres nesta arte de tentar “vender” para a população notícias contra os adversários, que na verdade, não passam de propagandas que levam em consideração apenas as suas conveniências pessoais e interesses eleitoreiros.
E você, o que acha dessa discussão em torno das possibilidades culturais surgidas com o advento do rádio? Ao realizarmos uma “pesquisa-ação” entre estudantes da rede pública de ensino de Santana do Matos-RN, identificamos algumas características em torno da influência que o rádio tem sobre a cultura local:
55,5% dos estudantes do Ensino Médio ouvem com freqüência a rádio comunitária, porém apenas 22,2% conseguem fazer inferências sobre as informações passadas pela mídia.
Quando perguntamos aos alunos o que mais interessa a eles na hora de escolher um programa de rádio, 66% votam na diversão (música, humor), em vez de ouvir notícias e (22%) responderam que gostam de obter mais informações, enquanto apenas e infelizmente, 12% se preocupam em utilizar a programação da rádio para fins educativos (fazer, por exemplo, um intercâmbio entre a cultura popular e a cultura erudita, fazendo reflexões com colegas sobre tal assunto). A ação do rádio no ambiente da Escola Estadual Aristófanes Fernandes ainda é precária, pois como observamos os estudantes (44,4%), afirmam não disporem de nenhuma oportunidade de ouvir a rádio na escola. Já 80,13% declaram que tem relevância para o Projeto Político Pedagógico da escola a utilização das diversas mídias (no caso específico o rádio), no processo ensino-aprendizagem, o que nos faz refletir em torno desta temática (criarmos uma rádio escola no ambiente de ensino supracitado), em nossa escola.
Neste tema, você perceberá que os dados são semelhantes quanto aos estudantes do Ensino Fundamental, com uma pequena diferença de percentagem dos alunos frente a três questionamentos:
1º – quando perguntados sobre o ato de ouvir a rádio, notamos um empate técnico, 36,8% são unânimes em afirmarem que se concentram nessa atividade e/ tentam ouvir a programação da rádio enquanto desenvolvem outras atividades cotidianas (estudam, desenvolvem as tarefas domésticas e etc.);
2º – o que menos desperta o interesse desses educandos quanto à programação da rádio (rádio aqui, nos referimos especialmente a estação comunitária – Rádio FM Timbaúba ou outra rádio com freqüência ampla que chega às casas dos santanenses), é assuntos relacionados à educação, o que nos deixa bastante entristecidos por acreditarmos que a educação ajuda ao desenvolvimento pessoal, cultural, político e econômico do cidadão, do país.
3º – 42,10% dos alunos dizem que têm acesso as programações diárias da rádio no âmbito da escola. Isso se verifica através do uso de aparelhos celulares pelos estudantes do Ensino Fundamental na hora do intervalo das aulas. Com FM inseridos nestes aparelhos ou até mesmo o uso de MP4/5 e mini aparelhos de rádio, eles conseguem ficar por dentro da programação musical e etc., da rádio local. Você já deve ter ouvido que toda ação gera uma reação. A reação que se origina dessa ação é exatamente essa quantidade/disparidades entre estudantes que ouvem a radio (do Ensino Fundamental) e àqueles que não ouvem essa mídia (alunos do Ensino Médio), no interior da escola.
As nossas reflexões neste tema giraram em torno da influência que a rádio tem sobre a cultura. Vimos que o mesmo se apropria da cultura popular e a massifica, ao divulgá-la para milhares de pessoas. Vimos que existem defensores e apoiadores desta situação. Que nossas discussões tragam questionamentos em torno da importância deste veículo de comunicação de massa para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática. Esse ideal de democracia, infelizmente ainda não foi atingido, mas o simples fato de estarmos discutindo a respeito dos defeitos e problemas do nosso país, e apontando possíveis soluções para superá-los, é sinal de que estamos no caminho certo para corrigi-los. Um dia chegaremos lá!
E o estudo é o passo mais importante nessa caminhada. Quem estuda, sempre consegue fazer diferença em sua comunidade. Quem estuda, aprende a detectar os eventuais deslizes dos meios de comunicação de massa. Quem estuda, consegue exercer a verdadeira cidadania!


Texto produzido em 2.008, durante pesquisa-ação sobre a importância do rádio&escola.

sábado, 11 de setembro de 2010

Rômulo





O que dizer de Rômulo? Inenarrável, inspirador, e profundo é não percebê-lo como um grande mestre das letras! Cronista, poeta do sertão dos grandes barões; jovem que sonha e deixa a realidade levá-lo a lugares mil... Peregrino errante nas estradas da vida, cozinheiro de palavras temperadas com pontuação, grafia própria, acentuação. Sua especialidade não poderia ser outra: sopa de letras misturada com emoção! Tenho orgulho de um dia ter sido seu orientador, professor e de ser seu amigo.
Postado em comentário ao poema que o próprio Rômulo escreveu em www.123brah.blogspot.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Chuva





Sou como a chuva torrencial, chego ao momento inesperado e alivio a sede de quem não tem esperança!
Sou vento que refresca sua alma abatida pelo calor das tribulações da vida.
Pássaro errante nas manhãs de inverno, que busca comida em outros ninhos.
Sou espinho disfarçado de rosa e leite misturado com água sendo vendido nas ruas da cidade como se fosse “leite puro”.
Sou saudade do que se foi e não volta mais, beijo roubado, canto de unha que incomoda, saliva adocicada pelo mel de abelha.
Sou eu uma sombra, um candeeiro sem gás, uma vitrola quebrada!
Eu não sou ninguém!

Deserto, ninguém consegue explicar!




Deserto é lugar de aprendizagem! É lá que: Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se levam anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros mas com o melhor que se pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E por fim você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E QUE REALMENTE A VIDA TEM VALOR E QUE VOCÊ TEM VALOR DIANTE DA VIDA!
(Autor Desconhecido)