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quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brinquedos e Jogos






























MRECH, Leny Magalhães. O Uso de Brinquedos e Jogos na Intervenção Psicopedagógica de Crianças com Necessidades Especiais. Educação On-Line – www.educacaoonline.pro.br - O site da Educação. http://www.educacaoonline.pro.br/art_o_uso_de_brinquedos.asp?f_id_artigo=78, 2/6/2008.

 

Notam-se no texto de Mrech as seguidas transformações por que passa o psicopedagogo: inicialmente, convidado; depois, participante da intervenção psicopedagógica em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem ou deficientes e, por fim, linguagem transfigurada na terminologia “crianças especiais”. A comparação explicita o comportamento do psicopedagogo com a utilização de brinquedos e jogos e a impossibilidade de permanecer distante, amorfo, inerme, frente ao processo de aprendizagem das crianças que estão sob a intervenção/avaliação psicopedagógicas e o uso desses instrumentos/objetos simbólicos. O uso de jogos e brinquedos possibilita a transfiguração das estruturas sociais, individuais das crianças, à transformação radical que leva a atingir um estado glorioso do significado do aprender a aprender. E, neste caso, leva o psicopedagogo a um contato com realidades estranhas ao mundo do saber, ou seja, aos instrumentos inconscientes que participam na construção do conhecimento das crianças. É possível vermos aí a contribuição de vários autores: Piaget, Kohl, Barthes, Bourdieu, Fernandez e Gardner que atestam que a aprendizagem humana passa pelo processo plural dos aspectos: emocional, social, biológico e da organização do pensamento (cognitivo). As crianças com esse corpo e cognitivo tornam-se capazes de serem arquitetas na construção do “eu” de sujeito, consolidando através da linguagem a organização da comunicação, de compreender, ser compreendido e desenvolver um raciocínio avaliativo de suas próprias ações. Nessa perspectiva, as crianças, que sob a narrativa oral, com auxílio de perguntas realizadas pelo psicopedagogo, traz para o cerne da intervenção psicopedagógica suas próprias atitudes, valores e objetivos de vida. As bases desta orientação podem ser detectadas pela escuta psicopedagógica enfatizando a incorporação de que o conhecimento não se processa de maneira linear ou repleto de neutralidade pelas pessoas. E propõe um grande incentivo para os psicopedagogos mais recentemente de não buscarem apenas a origem das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, mas irem além, investigando o fenômeno do não querer aprender expresso em muitas situações por essas crianças. Sistemas tradicionais de educação (instituições), afetivas (aspectos sexuais) e sociais (relação com o dinheiro, econômicas), caracterizam-se em termos gerais, como estruturas reguladoras do comportamento humano, com sentido bem pejorativo, consideradas por alguns críticos que se orientam sob a ótica conservadora, rígida e burocrática de determinadas crianças ao adquirem a aprendizagem significativa. Cabe aqui o papel do psicopedagogo ao realizar o intercâmbio entre os objetos simbólicos (jogos e brinquedos), ensinarem as crianças e a si mesmos o princípio de que as crianças devem ter liberdade de participação na manipulação desses objetos, arrumando/desarrumando, brincando, usando a imaginação, algo imprescindível para a elaboração de diagnóstico e intervenção psicopedagógica. O trabalho de sondagem é essencial para que não só o psicopedagogo, professor, pais e as crianças (foco maior desse processo), resultem no progresso do ensino-aprendizagem e em técnicas para adequação e assimilação dos jogos e brinquedos à realidade de cada criança (cliente). Por fim, o estudo contínuo (leitura e pesquisa), colaboração de uma equipe multifuncional (psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos, professores e outros profissionais), o gostar do brincar são requisitos necessários para se criar um ambiente de aprendizagem onde os jogos e brincadeiras transitam como instrumentos facilitadores desse processo, desencadeadores do conhecimento sistemático na infância.

Jufran Alves Tomaz

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

PROFESSORA: MSTD. MARIA OZINEIDE DE ANDRADE




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